Avançar para o conteúdo principal

Uma história triste

[Retirado do Facebook de] Ricardo Sousa
Não consegui aguentar. Desatei a chorar.
Hoje no meu voo de Geneve para o Porto, um voo carregado de emigrantes Portugueses sentou-se junto a mim mais um deles. Nada de novo até aqui. Minutos depois de ter pedido uma sandes que apenas consegui comer metade e por trás dos auriculares ligados a um iPhone oiço uma voz. “Deve querer ir a casa de banho”, pensei. Instantaneamente levanto-me… mas não. Um sorriso indica que e outra coisa. Tiro um auricular. “Ainda vai comer mais? Importa-se que fique com o resto?”. E nestes momentos, nestes segundos em que saímos dos nossos hiper-conectados mundos e do nosso stress diário que caímos naquela que e a essência humana. Disse-lhe que não, chamei o chefe de cabine e pedi mais uma sandes. Dei-lha.
Mas esta história para mim foi muito mais que uma sandes ou um momento semi auto-congratulante para colocar no Facebook, foi um verdadeiro reality-check. Ao conversar com o José (raramente o faço num voo), fiquei a conhecê-lo melhor. 40 e muitos como diz ter mas sem querer concretizar, há ligeiramente mais de 2 anos a trabalhar em Vevey na Suíça. Trabalha na construção, vive com 2 colegas e não vê a mulher e as duas filhas há mais de 2 anos. Dois anos!!! Perdeu a entrada da filha na universidade – mas não reclama porque diz que é para isso (e que para a outra também possa ter esse “luxo”) que está na Suíça. O skype ajuda, diz mas a “saudade mata”. E foi para isso que poupou e comprou este voo. Vai ver as filhas, a mulher, a mãe que não vê ha tanto tempo. Vão estar no aeroporto, assegura-me. Não duvido. Diz que saiu de Portugal depois de a fábrica onde trabalhou quase 20 anos ter fechado, não encontrou mais nada em quase um ano de procura. “sou trapo velho” diz.
Como é possível aguentar esta saudade? Como e possível não se queixar? Como é possível dizer-me que está “bem”? Como e possível trabalhar “das 8 às 10″ (faz um part-time também) para poder mandar dinheiro para Portugal para a Rita e a Sofia? E mesmo assim sorrir?
Não consegui, enquanto soltava lágrimas num misto de perplexidade e compaixão, ele ria-se. “Não estou doente homem. Não há motivo para chorar”.
É de facto esta a geração que está na lama. Não os 20-something, não os “cérebros que fogem”, são os pais desses cérebros – chamemos-lhes os músculos. Esses tem muito menos oportunidade, muito menos capacidade de se adaptarem. Esses estão a reconstruir uma vida depois de já terem construído uma. Esses estão a passar pela maior privação de todas. Estar longe da família que criaram, das pessoas que amam. Boa sorte José, e obrigado por este momento.

Comentários

  1. Uma realidade, de tantas e tantas famílias... Obrigada pelo relato.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Art Journal

Um dos desafios que lancei para 2014 foi a criação de um Art Journal para desenhar, anotar ideias, experimentar novas técnicas e materiais. Escolhi dois cadernos de capa preta e folha grossa, de tamanhos diferentes e lá fui experimentando.

Mas surgiram-me várias dificuldades. E conclui que não tinha escolhido os cadernos certos.

As folhas destes cadernos deverão ser mais grossas do que as que eu escolhi, apontemos pelo menos para mais de 120gr. Folhas finas fazem com as tintas passem de uma página para a outra, contaminando os trabalhos. O tipo de papel terá de se adequar ao tipo de projectos, materiais e gostos pessoais. Se quiserem fazer projectos de grafite, necessitam de um papel muito diferente do que se fosse para usar aguarelas. É também importante se o caderno é colado, cozido ou de argolas, etc. A parte do meio, no caso de um dos meus cadernos, impede que o projecto ocupe as duas páginas, pois não o consigo espalmar. Se gostarem de páginas individuais, poderão usar de argolas,…

Carving Block - carimbos

Este fim-de-semana decidi finalmente fazer os meus próprios carimbos, o que é como quem diz, usando linóleo ou borrachas e umas goivas, tentar esculpir  diferentes formas e desenhos para depois usar como carimbos. As possibilidades são inúmeras, desde pequenas formas, como corações e flores, a todo carimbos com texto e datas (atenção que terá de se inscrever na borracho ao contrário para depois sair direito no papel) para épocas comemorativas. Já tinha visto alguns trabalhos bastante interessantes em vários blogs (aqui e aqui) e decidi-me a arranjar umas goivas em condições e lá fui comprar o linóleo.

As goivas são a bom preço, entre 5€ e 8€ dependendo do número de assessórios.

Funcionam muito melhores que as dos chineses e são práticas.

O Linóleo é que é um absurdo de caro. Uma placa de 3 x 4 cm custou cerca de 3€. É uma placa pequena e tendo em atenção que o material é barato e usado para revestir o chão, terei de investigar onde arranjar a melhor preço.

Foi também curioso verificar…

2017 - Resoluções!

Nesta última semana do ano, tenho sempre vontade de fazer novas listas. As vezes é preciso olhar para trás, avaliar e pensar no que queremos melhorar...
As listas valem o que valem. Tenho várias e normalmente não as consigo terminar, mas gosto na mesma de tentar ver em que ponto estou.

Para 2017 tive um desafio da minha querida V. fez-me 12 propostas para o novo ano e para ser cumpridas juntas. Eu cá adorei a ideia.

Então o primeiro da lista que ela me deu foi logo:
 "Escrever uma lista com objectivos para o novo ano" Decidi já tratar disto! 12 objectivos para 2017 aqui ficam:
Emagrecer. Já tinha sido um objectivo de 2016 e a verdade é que até fui bem conseguida ate que tive de tratar da tiroide. Aí recuperei tudo. Por isso voltando a estaca zero, serão 14 kg que me esperam. Para o conseguir, serão as caminhadas diárias, (vá umas 5 por semana), cuidados na alimentação e continuar na endocrinologista. Pintar. Adorei a experiência do acrílico e quero continuar. Para já estou só …